Oftalmologista esclarece dúvidas sobre a visão

Oftalmologista esclarece dúvidas sobre a visão

11.2-M_dico

 

Mesmo com o avanço da tecnologia e com o fácil acesso a informações, via internet, redes sociais, mídia geral e especializada, algumas pessoas ainda se baseiam em mitos quando o assunto é saúde. Quando nos referimos à visão, as dúvidas são muitas e em alguns casos se tornam até preocupantes, pois podem prejudicar a saúde ocular de forma irreversível. Quem nunca ouviu dizer que limão clareia os olhos ou que anel aquecido cura terçol?

As dúvidas mais freqüentes e comuns serão esclarecidas pelo doutor Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier, de Campinas e consultor médico daAssociação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), mais importante instituição do segmento óptico brasileiro.

Mitos e Verdades:

Os óculos devem ser trocados anualmente?

Os óculos devem ser alinhados a cada seis meses e trocados sempre que houver alteração no grau. Independente do uso de óculos de grau, toda pessoa deve passar anualmente por consulta com um oftalmologista. Isso porque a maioria das doenças oculares só são percebidos em estágios intermediário ou avançado quando a visão já está comprometida. 

O uso constante de óculos aumenta o grau e vicia?

Óculos não criam dependência. O que acontece é que após o acesso à correção visual a pessoa percebe a melhora visual e não quer mais ficar sem óculos.

Ler no escuro faz mal?

A baixa claridade não lesa a visão. Apenas cansa mais os olhos porque enxergamos através da luz e o esforço visual é maior quando a iluminação é deficiente.

Assistir televisão próximo à tela traz malefícios à saúde ocular?

Ver televisão a menos de 3 metros de distância pode provocar cansaço ocular por forçar a acomodação e a convergência, mas não traz prejuízo para a visão. Outro aspecto interessante é assistir televisão sempre com o local iluminado.

Utilizar computador ou videogame por tempo prolongado prejudica a visão?

O computador não compromete a visão, mas pode deixar os olhos secos, já que se pisca com menor freqüência. Menos lubrificados, os olhos se tornam menos protegidos e a visão fica embaçada com mais facilidade. Por isso, deve-se fazer uma pausa a cada 50 minutos. Em crianças pode causar miopia acomodativa. A recomendação é o uso restrito há duas horas diárias durante a infância.

Ler muito pode desenvolver miopia?

Ler não faz mal à visão. Entretanto, um estudo pioneiro  com crianças mostra que o excesso de computador e videogame facilitam o aparecimento da miopia por causa do excesso de trabalho visual para perto.

Ler em movimento causa problemas de visão?

Não causa problemas de visão, mas pode desequilibrar o labirinto e provocar náusea ou tontura.

Usar óculos de outra pessoa faz mal?

Óculos é igual à escova de dente – Cada pessoa deve ter o seu. Compartilhar óculos facilita a contaminação dos olhos e pode provocar desconforto visual.

Óculos comprados em farmácia têm contra indicação?

A única forma segura de garantir correção visual adequada é através da prescrição médica. Os óculos de fábrica podem até melhorar a visão de perto, mas por terem grau aproximado exigem maior esforço visual.

Óculos piratas prejudicam a visão e distorcem a imagem?

Prejudicam porque não asseguram a proteção UV que está associada à ceratite, degeneração macular e desenvolvimento precoce de catarata. É comum terem a superfície da lente irregular e por isso induzem ao astigmatismo.

Coçar os olhos pode descolar a retina?

O risco de coçar os olhos é fragilizar a córnea e contrair ceratocone.

Dormir com lentes de contato prejudica os olhos?

Prejudica porque durante a noite a produção lacrimal é menor.

As lentes de contato podem ser lavadas com água de torneira?

Lentes só podem ser  lavadas com soluções higienizadoras próprias para a limpeza de lentes. Mesmo o uso de água filtrada para lavar lentes é contraindicado.

A lente de contato pode se mover e ir para dentro do olho?

É impossível a lente migrar para dentro do olho porque fica apoiada na esclera e córnea que não têm comunicação com a parte interna do olho.

A cirurgia de miopia elimina para sempre o uso de óculos?

A possibilidade da cirurgia “zerar” o grau é de aproximadamente 96%, mas não devemos gerar “falsa expectativa” garantindo que isto ocorrerá em todos os casos.

Os colírios podem ser usados diariamente para limpeza dos olhos?

Colírio é medicamento e como todo remédio tem efeitos colaterais. Por isso, só devem ser usados sob prescrição médica. A limpeza diária da superfície do globo ocular é feita pela lágrima.

Utilizar maquiagem todos os dias faz com que as lágrimas sequem?

Não. O que altera a lágrima e até pode causar conjuntivite tóxica é o contato da maquiagem e outros cosméticos com a superfície ocular.

Criança que brinca de entortar os olhos pode ficar estrábica?

De jeito nenhum. Os músculos dos olhos das crianças são suficientemente fortes para lhes permitir olhar na direção que quiser. O estrabismo, ou seja, o desvio da direção dos olhos é um defeito congênito: a criança já nasce com ele, podendo manifestar-se já no nascimento ou até os 5 anos de idade.

Alimentos como a cenoura fazem bem à visão?

Faz porque contém betacaroteno que  origina a vitamina A um dos elementos que garantem a boa visão noturna e a formação dos olhos na infância.

Ingerir grande quantidade de sal prejudica a visão?

O excesso de sal pode aumentar a pressão arterial e por isso provocar alterações vasculares na retina que afetam a visão. O consumo exagerado também pode afetar o funcionamento da glândula tireóide e levar a outras alterações oculares decorrentes deste funcionamento.

Olhos claros são mais sensíveis à luz?

É comum as pessoas de olhos claros terem mais sensibilidade à luz, mas esta sensibilidade também pode estar associada ao astigmatismo e a doenças oculares inflamatórias que necessitam diagnóstico e prescrição corretos.

Diabetes pode levar à cegueira?

A diabetes provoca catarata, predispõe ao glaucoma e pode causar cegueira devido a hemorragias na retina. O exame de fundo de olho é fundamental para detectar as alterações oculares decorrentes da doença e prevenir hemorragias com aplicações de laser.   Uma dieta rigorosa e o acompanhamento clínico são essenciais, pois o diabetes ainda não tem cura e o tratamento busca apenas o seu controle.

Limão clareia os olhos?

Não clareia e pode causar úlcera na córnea por ser muito ácido.

Anel aquecido trata terçol?

O tratamento do terçol é feito com compressas quentes. Embora o anel aquecido possa fazer o mesmo efeito, é mais seguro utilizar as compressas para evitar queimaduras nas pálpebras.

Leite materno cura conjuntivite?

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, película que reveste o olho e que pode ter origem alérgica, viral ou bacteriana. O tratamento visa combater o agente causal e evidentemente o leite materno não é bem indicado nestes casos. Uma conjuntivite não tratada adequadamente pode até vir a comprometer a visão. Com bebês, o cuidado deve ser ainda maior. Jamais pingue qualquer substância sem consultar o seu médico.

Fonte: Leôncio Queiroz Neto

Os comentários estão desativados.