Oftalmologista alerta: é preciso fazer exames mesmo sem sintomas

Oftalmologista alerta: é preciso fazer exames mesmo sem sintomas

foto

 

A visão é responsável por quatro quintos de todas as informações recebidas pelo cérebro  e muitas pessoas só prestam atenção nos olhos quando aparece algum tipo de doença.

O problema, segundo a oftalmologista de Uberlândia, Roberta Abdulmassih,  e´que algumas patologias são hereditárias, portanto, os olhos exigem cuidados constantemente.

De acordo com a especialista, mesmo sem aparecer sintomas é preciso visitar um médico periodicamente porque só os exames podem prevenir.

“Não é só quando tem algum sintoma deve se preocupar com a saúde ocular. Na verdade, ter uma alimentação saudável, usar as lentes de contato de forma adequada e evitar dividir maquiagem são alguns dos vários cuidados que podem evitar doenças. Agora, um cuidado que eu considero muito importante é visitar regularmente o oftalmologista, já que o exame oftalmológico é muito objetivo e com ele se detecta inúmeras patologias”, explicou.

Segundo Roberta,  hábitos que muitas vezes passam despercebidos podem fazer  muito mal aos olhos.

“Coçar os olhos, por exemplo, deforma a curvatura corneana e podem desencadear ou agravar doenças na córnea. Além disso, tem o ato de fumar que faz muito mal para a saúde ocular. Os fumantes podem desenvolver conjuntivite alérgica, catarata e até mesmo alguns estudos relacionam o prática com a progressão de doenças como o glaucoma”, disse.

Ainda de acordo a oftalmologista, é preciso atenção e cuidado na hora de usar colírios.

“Colírio é remédio e alguns podem causar sérios problema à visão”, afirmou.

O empresário João Gilberto Miranda,  contou que o pai e a mãe tem tiveram, respectivamente, catarata e glaucoma. Atento, ele faz questão de realizar exames periodicamente.

“Estou aqui exatamente para ver se tem alguma anomalia já que meu pai teve catarata. Então faço a revisão para ver se tem algum problema e acho que a visão é extremamente importante e deve ser cuidada”, ponderou.

E você vai ao oftalmologista frequentemente?

Fonte: Opticanet

Os comentários estão desativados.