Óculos escuros: com sol ou com chuva a melhor proteção para seus olhos

Óculos escuros: com sol ou com chuva a melhor proteção para seus olhos

fgf

Engana-se quem pensa que os óculos de sol são meros acessórios para conquistar um ar instantâneo de celebridade. Acredite, eles são tão importantes para sua vista quanto o filtro solar é para a pele porque protegem os olhos dos raios solares nocivos à saúde. Por isso, recomenda-se colocá-los antes de sair de casa, em dias de sol ou nublados, no calor ou no frio.

“Os óculos são indispensáveis o ano inteiro, já que os danos provocados pelo sol são cumulativos e esse descuido pode levar a doenças degenerativas da retina, catarata e queimaduras na córnea, por exemplo’, explica o oftalmologista Renato Neves. “Como não existe tratamento eficaz para alterações retinianas, a prevenção com lentes protetoras ainda é o melhor remédio’, reforça.

Segundo o especialista, antes de comprar o acessório, é preciso verificar a origem das lentes, que devem ter um selo de qualidade e proteção total contra os raios UVA e UVB. “A escolha correta dos óculos escuros é tão decisiva para a saúde dos olhos que é melhor não usar nada do que usar óculos de procedência duvidosa’, alerta. “É importante que o acessório tenha o selo holográfico da Abióptica, que garante sua procedência’, orienta. Tome cuidado com os produtos a preços populares em lojas, camelôs e de vendedores ambulantes na praia, pois as lentes geralmente não são de boa procedência.

Na hora de experimentar, veja também se os óculos estão bem ajustados à face, assim eles vão cumprir melhor a sua missão. “Independentemente do formato, é importante que as lentes sejam largas o suficiente para impedir que os raios ultravioletas possam atingir o olho em qualquer posição. Uma grande vantagem, hoje em dia, é que estão na moda as maxi-lentes’, observa.

Além da qualidade e do formato, a cor das lentes também influencia no bem-estar dos olhos em diferentes situações, como explica o especialista abaixo:

Verde. As lentes verdes filtram pouca luz azul, mas oferecem melhor visão de contraste. É a cor mais adequada para a população acima dos 60 anos, quando tem início uma perda gradual da visão de contraste.

Cinza. São usadas para várias atividades, fazendo com que o usuário se sinta descansado e confortável.

Âmbar e castanha. Indicadas para dirigir, já que oferecem uma boa noção de contraste e profundidade.

Amarela. Bloqueiam a luz azul e reduzem o ofuscamento de motoristas no lusco-fusco do entardecer. Entretanto, são inadequadas durante o dia, já que reduzem a visão de contraste em ambientes com muita luminosidade.

Os comentários estão desativados.