Falta de óculos pode causar danos à saúde

Falta de óculos pode causar danos à saúde

Post 25/03/15

danos

 

Usar óculos de grau deixou de ser motivo de vergonha e passou a ser um aliado na composição do visual. Hoje vistos como um acessório de beleza, os óculos devem essa mudança à evolução dos materiais utilizados na confecção do produto e a variedade de cores, modelos e estilos.

Os óculos são sinônimo de elegância, personalidade e estilo. Porém, mesmo com a moda a favor, algumas pessoas, especialmente as mulheres, ainda tem algum tipo de receio em relação ao uso dos óculos de grau. Muitas, mesmo com indicação médica, valorizam a vaidade e se recusam a usá-lo por acharem que o acessório estragará o visual.

Estima-se que 30 milhões de brasileiros precisam dos óculos para enxergar melhor e muitas vezes a falta deles pode levar a complicações, principalmente dores de cabeça. Outro ponto importante é o aumento do risco de quedas e acidentes, além da dificuldade de concentração e socialização.

Segundo o doutor Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista e consultor médico da Associação Brasileira de Indústria Óptica (Abióptica), aproximadamente metade dos brasileiros tem erros refrativos e precisam usar óculos ou lentes de contato com grau, de acordo com um relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

“Os vícios de refração ocorrem quando o olho não focaliza corretamente a luz. Isso leva à miopia, hipermetropia ou astigmatismo. A miopia é a dificuldade de enxergar à distância causada pela projeção das imagens antes da retina. Na hipermetropia, dificuldade de enxergar de perto, as imagens são formadas depois da retina e no astigmatismo, as imagens são formadas em mais de um plano por causa de deformidades na superfície da córnea e a pessoa enxerga desfocado em todas as distâncias”, explica o doutor.

O importante é não descuidar da saúde e abusar das lindas e variadas armações, tamanhos e cores.

Fonte: Abióptica / Dr. Leôncio Queiroz Neto

Os comentários estão desativados.