De olho nos idosos usando ferramentas

De olho nos idosos usando ferramentas

Post 27/03/15

65

Todos precisam ter cuidados ao manipular ferramentas caseiras, ainda mais se quem for fazer isto estiver acima dos 65 anos.

E não é uma preocupação sem sentido. Basta acompanhar os resultados de um estudo realizado nos Estados Unidos que avaliou, retrospectivamente, 1.455 casos de pacientes para quantificar e caracterizar as lesões oculares relacionadas a produtos de consumo em idosos com idade à partir dos 65 anos, que deram entrada nas unidades de emergências hospitalares entre os anos de 2001-2007.

 

A análise descritiva dos produtos de consumo foram cruzados com dados relacionados a lesões oculares, originando assim uma amostra probabilística dos atendimentos realizados em 100 hospitais com 24 horas de atendimento oftalmológico por todo o país. Aqui, para efeito de pesquisa, são considerados produtos de consumo produtos químicos, ferramentas de corte ou construção, móveis, ferramentas de jardinagem e ferramentas de uso doméstico.

 

Os dados coletados foram utilizados para atribuir a cada caso com o produto de consumo que causou alguma lesão ocular. As proporções de visitas às emergências provocadas por lesões oculares foram calculadas por idade e pelas categorias de gênero, diagnóstico, disposição, local do incidente e o tipo de produto envolvido. A população de pacientes por lesões oculares envolveu todos os níveis de gravidade.

 

Nos Estados Unidos havia uma estimativa de 67,864 visitas por pacientes acima de 65 anos para lesões oculares causadas por produtos de consumo dos quais 64% eram homens e 70% dos acidentes ocorreram em casa.

 

Produtos químicos (22%), seguidos por ferramentas de corte / construção (21%), móveis (15%) e jardinagem (14%) foram as causas mais comuns de lesões oculares. As categorias com a maior proporção de lesões evitáveis foram as ferramentas de corte / construção (90%), jardinagem (88%), e ferramentas de uso doméstico (71%). Contusões ou escoriações (39%) foram os diagnósticos mais comuns.

 

Este estudo sugere, portanto, que a maioria dos produtos de consumo relacionados com lesões oculares em idosos nos EUA ocorre em casa e com os homens. Os produtos químicos são a causa mais comum de lesão. Mais pesquisas são necessárias para determinar estratégias eficazes para minimizar lesões oculares relacionadas com o uso de tais produtos pelos idosos.

 

Fonte: Saúde Visual

Os comentários estão desativados.