Alimentação x Visão

Alimentação x Visão

Post 20/01/15

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Após os exageros das festas de final de ano e do período de férias, chega a hora de voltar à rotina e abandonar velhos hábitos que fazem mal à saúde. Uma opção é  adotar uma dieta equilibrada, cortando carboidratos, gordura trans, carne vermelha, embutidos, sal e açúcar.

Praticamente, tudo o que faz mal à saúde e à boa forma prejudica também a visão. Mas, pensando exclusivamente na saúde dos olhos, é possível ingerir alimentos que de fato contribuem para enxergar bem. A seguir, cinco alimentos que têm o poder de melhorar a visão:

1. Cenouras e alimentos de cor laranja

As frutas e legumes de cor alaranjada possuem betacaroteno, que é um antioxidante natural. É uma das formas indiretas de se obter a vitamina A que contribui com que a retina e outras partes do olho funcionem sem problemas.

2. Folhas verdes

Saladas de folhas verdes são uma ótima opção não só para o verão, mas para todo o ano. Afinal, principalmente as verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres. Por conter luteína e zeaxantina, contribuem bastante para reduzir o risco de degeneração macular e catarata.

3. Ovos

Além de também ser uma fonte privilegiada de luteína e zeaxantina, a gema contém zinco, que contribui igualmente para reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

4. Frutas vermelhas e cítricas

Essas frutas são ricas em vitamina C – que também têm um papel fundamental na prevenção de doenças oculares. Por serem poderosos antioxidantes, atuam na prevenção de doenças oculares e também impedindo a progressão de doenças já instaladas, como o glaucoma.

5. Peixes

Ricos em ômega-3 e ômega-6, os peixes que fazem bem à saúde ocular são aqueles geralmente servidos em restaurantes japoneses: salmão, atum, truta, além de anchovas e cavala. Por conterem ácido graxo, atuam na prevenção da Síndrome do Olho Seco.

Fonte: Portal Opticanet

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